04 desafios do Marketing Digital

Cada vez mais popular, o Marketing Digital tem ajudado diversas empresas a divulgar o seu negócio, conseguir novos clientes e estabelecer a sua marca. Por outro lado, com a popularização do MD também surgiu uma onda de novos profissionais – bons ou não – que estão aproveitando o momento para conquistarem o mercado. Ao mesmo tempo, softwares e companhias especializadas surgem aos montes diariamente. Com tudo isso é inevitável que cresçam também os desafios do Marketing Digital. Separei os 04 que considero mais importantes:

  1. Inovar

Inovação, inovação, inovação. Sempre essa palavrinha. Mas e aí? Como ser diferente quando todo mundo também está procurando inovar? Nesta hora o segredo tem tudo a ver com a identidade da sua empresa. Inovação e autenticidade andam juntas – não adianta você querer fazer diferente com uma ação que não tem a cara da sua marca nem do seu público. O seu concorrente ou empresas de outro setor podem estar conseguindo resultados com uma determinada estratégia, mas não se engane: copiar nem sempre é a solução.
Neste caso, procure beber da água perto da nascente: ao invés de ver peças e ações finalizadas, procure ler e consumir materiais que vão te guiar para a sua própria ação. É claro que é importante ver o que deu certo ou errado e tirar lições para você.

  1. Conseguir o seu lugar ao sol

Por mais que a internet tenha facilitado – e  muito – a vida de quem trabalha com vendas, alguns aspectos negativos dessa democratização não podem ser ignorados. Na internet, você deixa de competir com empresas locais para concorrer com gente do país – e do mundo – inteiro.
Nessa hora estratégias e táticas são fundamentais para que você deixe de ser “mais um”. Saber a fundo quem é a sua empresa, o que você tem a oferecer, seus pontos fortes e fracos e com quem você está falando são pontos fundamentais e que nunca podem ser ignorados. Quais são as palavras-chave que não estão sendo usadas e que serão úteis para seus resultados? Qual o seu diferencial e que pode fazer com que alguém desista de comprar numa grande rede para escolher você? Descubra e valorize os seus pontos fortes enquanto procura tentar melhorar os pontos fracos.

  1. Segmentação e Mensuração

Você cria o seu site, suas redes sociais e percebe que pode falar com milhares – milhões de pessoas ao mesmo tempo. O seu alcance é muito maior do que você poderia imaginar. Nesta hora, muitos são tentados a mascarar resultados com números. Mas o que adianta milhares de fãs ou seguidores, se apenas uma pequena porcentagem deles realmente é seu público-alvo?
Uma das maravilhas da internet pode virar contra você se você não souber usá-la: a segmentação. Com quem você precisa falar? Qual é o seu objetivo? Não desperdice o seu dinheiro com quem não é seu consumidor. E não subestime o poder da segmentação.
Por outro lado, de nada adianta segmentar lindamente se você não mensura seus resultados. A mensuração te ajuda a entender onde você acertou, onde errou e dá dicas para suas próximas estratégias. E não estou falando de coleta de dados mensal. Mensuração precisa ser semanal e em alguns casos diária. O relógio corre dez vezes mais rápido quando você está agindo online.

  1. Manter-se atualizado e relevante

E no meio de tudo isso, todos os dias aparece uma coisa nova, uma ferramenta nova, um site, uma dica, uma estratégia, um milhão de coisas. Manter-se atualizado acaba se tornando um desafio homérico. Mais ainda: saber filtrar o que é tendência e o que vai ser esquecido na semana que vem. Não é sair correndo atrás de toda nova “modinha” que aparecer. Seja relevante e fiel à sua marca e ao seu público. E nunca baseie sua estratégia em apenas um ou dois pontos fortes. Saiba gerenciar as possibilidades e não se deixe levar pelos gurus de ocasião.

4 replies to 04 desafios do Marketing Digital

    • Muito obrigada!

    • Muito obrigada, Amanda!

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