Alguns links úteis para quem está aprendendo HTML e CSS

Comecei a estudar programação há alguns meses – e os primeiros cursos foram de html e css, me ajudando a entender melhor algumas lógicas de programação. Fiz dois cursos (gratuitos) online, muito bons, que se complementaram bastante.

O primeiro é o do Codecademy, que eu já falei sobre num outro post. Este ano eles vão liberar outro curso, ensinando HTML 5. Daí este aqui é a primeira parte.
– CodeCademy – Learn HTML & CSS: Part I

O outro foi no Udacity, sensacional. Para quem não conhece o Udacity ainda, eu te convido a dar uma passeadinha por lá. Tem muito curso gratuito bacana e também os nanodegrees (estes pagos). Cada curso tem alguns projetos a serem desenvolvidos e são feitos em parceria com grandes empresas. Muito bom mesmo! O curso que fiz lá foi o Introdução ao HTML e CSS – uma nova abordagem. Particularmente gostei mais da didática deles e quando terminei eu realmente sabia fazer uma página simples de site.

Agora um site (em inglês) com muuuitas dicas sobre CSS, o CSS Tricks. Tem muita coisa legal para aprender e fuçar. E se você ainda não sabe inglês, está passando da hora de você aprender! Rsrs

Para validar o seu código HTML você pode vir aqui: Markup Validation Service;
Para validar o seu CSS você pode vir aqui: CSS Validation Service;

Por último, dois sites com imagens para você usar quando estiver precisando testar alguma coisa, estudando ou algo do tipo e não quer perder tempo no Google Imagens. Como alguém que adora gatinhos, um site com fotos de muitos deles, tamanhos diferentes e boa qualidade: Place Kitten. O mais legal? Você nem precisa entrar no site, é só alterar a url com as informações de tamanho (pixels). Fica assim: http://placekitten.com/200/300 ou assim: http://placekitten.com/g/200/300.

Se você não é tão fã de animais e só quer uma imagem para o seu layout enquanto a definitiva não chega, o Place Hold é uma opção melhor. Mesma lógica: http://placehold.it/350×150. Dá pra gerar imagens para infográficos também, sem precisar ficar usando o Photoshop.

É isso! Espero que as dicas tenham sido úteis e até a próxima. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *