Um robô vai tomar o seu emprego?

A discussão sobre robôs, androides e inteligência artificial mal começou e já está cheia de polêmica. Afinal, os robôs e a inteligência artificial são um perigo e representam um risco à humanidade ou serão mais uma ferramenta positiva do desenvolvimento?

A BBC divulgou um estudo que avaliou as principais profissiões a partir de diversas variáveis e apresenta quais são os empregos que provavelmente vão sumir por conta dos robôs. Tendo em vista, é claro, que isso acontecerá principalmente em países desenvolvidos e só um bom tempo depois a tecnologia será aplicada (se for…) nos países mais pobres. Contudo, de uma maneira geral, o resultado é muito útil e um indicador sobre o futuro que nos aguarda. Um exemplo é a primeira profissão da lista: atendimento de telemarketing, com 99% de chance de ser extinta. Neste caso específico, a India por exemplo, apesar de ser um país em desenvolvimento, será grandemente impactada.
Eu acredito que em alguns casos a demanda diminuirá drasticamente, mas por outro lado irá valorizar a mão de obra especializada – como é o caso de padeiros, que na lista constam com 88% de probabilidade de perder o seu emprego para um robô. Se em empresas multinacionais e linhas de produção máquinas farão bolos, pães e tortas, o mesmo serviço personalizado poderá ser muito mais valorizado. De certa forma é possível perceber que este é o caminho do futuro – a personalização. Por um lado, muita coisa sendo produzida em larga escala, e de outro muita gente sedenta por algo personalizado e especial.

Mas enfim, e a sua profissão? Será que em 50 anos ela ainda vai existir? Descubra aqui (e boa sorte!): Will a robot take your job?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *